Avançar para o conteúdo principal

Ideologia e questões de género

A ideologia, segundo Marx, é o meio pela qual as ideias da classe dominante passam a ser aceites como normais e naturais na sociedade. Estas ideias são passadas através de publicidade, artigos, televisão, cinema, propaganda e pelas relações pessoais. Até as classe/grupos que são diretamente afetados por estas ideias acabam, muitas vezes, por, inconscientemente, passar estas ideias a outras pessoas pois estão tão incutidas na sociedade e no seu dia a dia que não se apercebem que eles é que são os prejudicados, ou que podem fazer algo para mudar a situação.
 Na nossa sociedade, é normal que o retrato de uma menina seja de cabelos compridos, com um vestido, saias, vestidas de cor de rosa e que o retrato de um menino seja de calças/calções, cabelo curto e vestido de azul. Esta ideologia é propagada através dos estereótipos, que por sua vez são propagados pela indústria cultural (que é uma grande influência na população pois é bastante consumida por estes), indústria do vestuário e da beleza, pela publicidade e televisão. Somos bombardeados por produtos específicos para homens e para mulheres que não correspondem a necessidades específicas de cada um, mas correspondem sim a ideias preconcebidas à cerca dos homens e nas mulheres, como a cor (azul para os homens rosa para as mulheres, cores escuras para os homens e claras para mulheres), os cheiros (cheiros fortes para os homens e mis suaves para as mulheres), etc.
Em conclusão, os estereótipos são uma consequência de uma ideologia sexista que existe na sociedade e ao concordarmos e seguirmo-los estamos a ajudar a manter e propagar esta mesma ideologia, através da nossas acções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Black Friday

Black   Friday , Sexta-feira, dia 29 de Novembro de 2019, iniciou-se a tão esperada, por tanto miúdos como por graúdos,  Black   Friday .  Esta data, que simbolizava o início do consumo natalício, começou nos Estados Unidos da América e decorria no dia a seguir ao  Thanksgiving   Day . Ao longo dos anos, a  Black   Friday  foi se mantendo e apresentado ao resto do mundo, como algo necessário e maravilhoso para o povo, provocando a necessidade de ter também, no respetivo país, um dia igual. A  Black   Friday   nos E.U.A. coloca uma grande cadeia de lojas com descontos que na sua maioria ultrapassam os 50%, o que leva as pessoas quase a uma certa loucura para conseguirem comprar o que tanto desejam.  Em Portugal, a  Black   Friday   não atinge todas as lojas, apenas uma minoria, e não atinge valores de desconto tão elevados, ficando pelos 20%, descontos que ocorrem em alguns produtos ao longo do ano. ...

Igualdade ou Feminismo, eis a questão...

"As mulheres de hoje estão destronando o mito da feminilidade; começam por afirmar concretamente sua independência; (...)." (Pág. 7, Beauvoir) O conceito "mulher" é algo que veio sendo modificado conforme as mudanças ocorridas nas várias sociedades ao longo da história da humanidade. Nos últimos anos, o conceito "mulher" atingiu um significado que se deve a um movimento social, filosófico e político designado por "feminismo". Este movimento, que teve início no século XIX devido à revolta provocada pela divergência entre a escravatura e a proclamação dos Direitos Humanos, tem como objetivo encontrar um equilíbrio na sociedade que permita a igualdade entre os sexos. Esse movimento permitiu ao sexo feminino obter direitos que até então lhe eram vedados, obtendo, desse modo, uma independência, até então não conseguida, em relação ao sexo masculino. Esta independência originou alterações no conceito "mulher". Ser mulher, na atual ...

O que era outrora reprodutível é agora irrevogável

Estamos cegos.  Qual o lugar do tempo numa sociedade mediática, engolida por uma necessidade e dependência técnica, que se perde, sem saber naquilo que se perde, porque simplesmente não vê naquilo que se perde?  Somos guiados por uma luz azul, que provém de um ecrã.  Vivemos sem saber qual o sabor de ver a chuva, de ouvir o vento, de sentir o mar…  Transportar este pensamento para a obra de arte, é pedir demais tendo em conta o paradigma em que vivemos. Se não perdemos tempo a olhar para aquilo que nos é mais próximo, porque haveríamos de perder tempo a olhar para uma obra de arte? A obra de arte é distante e precisa de tempo. Já não temos mais tempo…