Na retórica da imagem, a publicidade já foi analisada
por Roland Barthes nos anos 60, onde apresentou alguns modelos mais conhecidos
de análise da retórica de imagem.
Atualmente existem vários tipos de publicidade e uma
delas é o “fake news”. A tradução em português quer dizer “notícias falsas”.
Onde notícias são divulgadas nas redes sociais com informações falsas ou
imprecisas. Em muitos casos as notícias contêm informação verdadeiro misturada
com informação falsa.
Um exemplo do uso do termo fake news é o atual
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Contribui-o para a popularização deste
termo usando-a para atacar a imprensa americana e rivais políticos.
Existem vários motivos para estas notícias falsas serem
criadas. Ou serve para ganhar o “click” do utilizador com o intuito de
redirecionar para outros sites e faturar com publicidade digital. Ou, outras
finalidades podem ser para criar boatos para difamação de pessoas, políticos,
empresas.
Para combater as fake news pode-se verificar a fonte
da notícia para ver se é de um site de credibilidade. Também uma pesquisa no
Google para perceber se outros sites estão a partilhar a mesma notícia. Da
mesma forma, uma pesquisa na data da notícia para verificar se não é uma notícia
antiga ou não. Deve se também ler a notícia na integra pois muitas vezes as
manchetes servem só para chamar à atenção das pessoas.
Portanto esta forma de publicidade enganosa, permite
que as pessoas formem opiniões e ajam de forma errada baseada em falsidades. E
numa era cada vez mais digital é necessário saber distinguir o que é verdadeiro
do que é "fake".
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