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Alienação e comunicação



                Alienação existe quando o homem leva a vida conforme a sociedade e com ele mesmo ou até mesmo como a arte. Torna-se então uma relação entre a pessoa e o que lhe é exterior.
       
               Aliás, para Karl Marx, esta definição corresponde a "oposição entre si, entre o em-si e o para-si, entre a consciência e a consciência de si, entre o objecto e o sujeito."  
     
               Com isto vem a aceitação social, o deixar de ter um gosto próprio para passar a gostar do que todos os outros gostam para serem integres no grupo mais, por exemplo, popular na escola. Isto faz com que a pessoa que muda pelos outros perca a sua identidade e personalidade acabando assim por eclipsar a sua vontade própria para jogar em virtude dos outros ou da sociedade que, indirectamente, impinge que isso aconteça.
         
          Por outro lado, o homem passa a tornar-se então objecto do outro. As suas ideias e vontades prevalecem em função do que a outra pessoa quer, como vemos em casos em que se pergunta a uma pessoa onde é suposto ir tomar café e a pessoa responde o famoso "tanto faz, vamos onde quiseres, por mim como quiseres" mesmo que essa pessoa nem sequer saiba qual o sítio em questão, nem se vai de agrado aos seus gostos, acabando mesmo por descartar/ignorar a sua própria opinião e gosto pessoal. 

         Alienação está, de facto, presente em todo o lado. Do levantar ao deitar, quer nas propagandas televisivas, quer nas propagandas que vemos na rua quando só estamos a passear. E o pior, é que a pressão é tanta, que acabamos por ceder e aceitá-la, tornando-nos assim uns "alienados". Vejamos um exemplo, quando nos é persuadida a compra de um produto, ou a fidelização a uma certa marca, o que nos dizem sempre é que são os melhores no mercado, e nós vamos na cantiga. Nunca experimentamos outros produtos iguais mas de marcas diferentes, mas como já nos é dito previamente que aquele é melhor acabamos por nem tentar outros e limitamo-nos a viver na ignorância, sem saber que realmente, poderá haver esse produto melhor e mais barato. É como que se não usarmos o produto mais caro e mais popular, já não somos mais aceites na sociedade, mas isso é tudo feito de modo subtil pelas marcas.

           Isto é também demonstrado nos canais de televisão, pois tudo é editado e manipulado de modo a chegar ao público como o público o quer ver e como a marca o quer vender, perfeito. 

             Podemos concluir que o mais certo será não confiar no que vemos sem analisar primeiro e ter uma opinião sobre o assunto e sem deixar manipular o nosso conhecimento e opinião, ou acabamos por nos tornar uns alienados.

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