Avançar para o conteúdo principal

A Condição Moderna


"A relação em que o homem se encontra consigo mesmo realiza-se e exprime-se primeiramente na relação do homem aos outros homens" (Marx, 1844)


 O mundo em que vivemos hoje é um mundo de inovação. Com avanços tecnológicos, mudanças de mentalidade e “novidades” a surgir a cada momento é difícil muitas vezes conjugar este quotidiano acelerado com a nossa individualidade, a nossa pessoa. 

 O conceito de Alienação é agora comum, universal, e o ser humano distancia-se cada vez mais da natureza. A norma é estudar, tirar um curso(com empregabilidade alta) e trabalhar durante décadas a fazer algo de que não gostamos a receber um ordenado não muito bom. Há uma total despersonalização do trabalho e o foco da sociedade passou para a possessão e capacidade de consumir.

Todos nós provavelmente já passámos por momentos em que sentimos que não pertencemos, que somos diferentes, e que essas diferenças não são boas. Muitas das vezes isto resulta numa alteração da personalidade para fazer parte da norma instituída. Deixamos de exprimir os nossos gostos, opiniões, e formatamo-nos aos ideais que nos rodeiam. 

 Tendo passado por momentos como este, em que me olharam de lado por gostar de x ou vestir y, posso dizer que são situações que marcam detrimentalmente o nosso crescimento individual. Passei a sentir-me ridícula por ser quem era e obriguei-me a adotar uma personalidade oposta, a gostar do que todos gostavam, a vestir-me como todos se vestiam, a ter o que os outros tinham. Pensava que desta maneira estava enquadrada quando, na verdade, tinha me tornado uma pessoa completamente diferente e estava totalmente alienada de mim própria.

 Um dos significados de alienar, de acordo com o dicionário Priberam, é enlouquecer. A pressão de não fazer parte e o estranhamento total de nós próprios e do mundo à nossa volta é um peso negativo que carregamos e é importante apercebemo-nos de tal antes que ultrapasse o limite. Concluo, assim, tentando alertar que a alienação do homem é um problema emergente no nosso quotidiano com consequências notáveis, e tentando passar a mensagem de que um mundo onde somos todos iguais é um mundo triste e entediante. Somos todos diferentes, de várias maneiras, e é preciso aceitar este facto celebrando as nossas diferenças. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Black Friday

Black   Friday , Sexta-feira, dia 29 de Novembro de 2019, iniciou-se a tão esperada, por tanto miúdos como por graúdos,  Black   Friday .  Esta data, que simbolizava o início do consumo natalício, começou nos Estados Unidos da América e decorria no dia a seguir ao  Thanksgiving   Day . Ao longo dos anos, a  Black   Friday  foi se mantendo e apresentado ao resto do mundo, como algo necessário e maravilhoso para o povo, provocando a necessidade de ter também, no respetivo país, um dia igual. A  Black   Friday   nos E.U.A. coloca uma grande cadeia de lojas com descontos que na sua maioria ultrapassam os 50%, o que leva as pessoas quase a uma certa loucura para conseguirem comprar o que tanto desejam.  Em Portugal, a  Black   Friday   não atinge todas as lojas, apenas uma minoria, e não atinge valores de desconto tão elevados, ficando pelos 20%, descontos que ocorrem em alguns produtos ao longo do ano. ...

Igualdade ou Feminismo, eis a questão...

"As mulheres de hoje estão destronando o mito da feminilidade; começam por afirmar concretamente sua independência; (...)." (Pág. 7, Beauvoir) O conceito "mulher" é algo que veio sendo modificado conforme as mudanças ocorridas nas várias sociedades ao longo da história da humanidade. Nos últimos anos, o conceito "mulher" atingiu um significado que se deve a um movimento social, filosófico e político designado por "feminismo". Este movimento, que teve início no século XIX devido à revolta provocada pela divergência entre a escravatura e a proclamação dos Direitos Humanos, tem como objetivo encontrar um equilíbrio na sociedade que permita a igualdade entre os sexos. Esse movimento permitiu ao sexo feminino obter direitos que até então lhe eram vedados, obtendo, desse modo, uma independência, até então não conseguida, em relação ao sexo masculino. Esta independência originou alterações no conceito "mulher". Ser mulher, na atual ...

O que era outrora reprodutível é agora irrevogável

Estamos cegos.  Qual o lugar do tempo numa sociedade mediática, engolida por uma necessidade e dependência técnica, que se perde, sem saber naquilo que se perde, porque simplesmente não vê naquilo que se perde?  Somos guiados por uma luz azul, que provém de um ecrã.  Vivemos sem saber qual o sabor de ver a chuva, de ouvir o vento, de sentir o mar…  Transportar este pensamento para a obra de arte, é pedir demais tendo em conta o paradigma em que vivemos. Se não perdemos tempo a olhar para aquilo que nos é mais próximo, porque haveríamos de perder tempo a olhar para uma obra de arte? A obra de arte é distante e precisa de tempo. Já não temos mais tempo…